10 de dezembro de 2009

Felicidade!!!

Hoje fui fazer meu ultrassom de translucencia nucal*, fui apreensiva, pois qualquer alteracao significa problemas futuros e como ja estou com 36 anos o risco eh ainda maior. Fiquei feliz da conta quando a medica disse que estava tudo normal. Gente como o bbzim cresce rapido! Vi olhinhos, bracinhos, pezinhos! A emocao eh a mesma de quando tive o Gustavo! Agora estou mais tranquila, tudo esta dentro do esperado e vou continuar rezando pra que continue assim! Agora a fotinha do meu bbzim!!!





*Translucência Nucal é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11a e 13a semana gestacional. . Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética. Vale ressaltar que a TN não faz o diagnóstico, isto é, não oferece certeza absoluta, mas revela um risco grande daquele feto que está com acúmulo de líquido na região da nuca apresentar alguma alteração. Lembre-se que fazer um diagnóstico de alguma alteração precoce é fundamental para a realização de um tratamento o mais breve possível.
Síndrome de Down - A mais conhecida das alterações cromossômicas é a Síndrome de Down, onde, além da TN, a idade materna e a história anterior na família de alteração cromossômica também são importantes para calcular o risco. Para se ter certeza do diagnóstico de Síndrome de Down é preciso realizar outros exames como o estudo de cariótipo fetal (aminiocentese).
Dos fetos que apresentam a TN aumentada e o cariótipo normal, há grandes chances de mal-formações do coração, síndromes genéticas ou mesmo o não desenvolvimento pleno do feto resultando em abortos espontâneos ou morte intra-útero.Toda mulher tem algum risco de dar a luz a um bebê com alguma alteração cromossômica. Se a mamãe tiver 25 anos, o risco inicial é de 1/430, isto é, a cada 430 mamães, 1 terá um filho com anomalia cromossômica. Caso tenha 35 anos, o risco sobe para 1/125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário