21 de maio de 2010

A dengue

Meninas vim aqui contar o que senti e passei estes dias, sempre brinquei que tinha mais medo da dengue do que da gripe H1n1 e nao foi que o danadinho do mosquito me pegou! Gente doi viu, a unica coisa que me deixou mais tranquila foi saber que a dengue que peguei  nao afetava minha bb. Na quarta dia 12/05 fui ao medico pq estava sentindo muita dor nas costas e na perna, estava com umas manchinhas vermelhas mas achei que fosse alguma irritacao, medico disse que estava tudo ok com bb e nada de febre. Os sinais pareciam com sintomas de final de gravidez mesmo. Passei quinta e sexta o dia todo com a dor insuportavel, vim dirigindo do servico arrastada. Tomei banho e deitei com meu filhote ate meu marido chegar pra gente lanchar. Qual nao foi minha surpressa quando fui levantar da cama, tremia tanto e  tive tanto calafrio que  demorei +/- uma hora pra poder levantar e ir pro medico. Agora fico rindo e lembrando do meu marido correndo de um lado pro outro com um pacote de fralda na mao e na outra a bolsa da Alice vazia, e eu nao conseguindo nem falar, mas so ai me toquei que ja tinha lavado as roupas mas ainda nao tinha passado e nem arrumado nada. Meu marido quiz matar a medica pq ela me examinou e mandou de volta pra casa, febre tem 3 dias pra aparecer o problema e eu nao estava com nada aparentemente. Passei mal todo final de semana, febre de 38,5 mas voltei no hospital so no domingo e dei de cara com a mesma medica, imagina a cara do meu marido kkkkk Ai sim ela viu que era dengue, minha perna estava toda vermelha, fez logo um hemograma pra ver minhas plaquetas atraves delas da pra ver se eh dengue normal ou hemorragica, gracas a Deus era a comum. Bom depois disso tive  repouso, bastante liquido e aguentar a coceira e a dor no corpo pq nao ha nada que cure isso milagrosamente.Como a escola do meu filhote esta de greve ele foi meu enfermeiro, mas as vezes reclamava " No mae vc me chama toda hora" KKKK Hoje estou bem melhor. Agradeço a preocupacao de todas, os recadinhos e o carinho recebido.

Pesquisei na net para sobre a dengue e achei no site da baby center sobre a doenca. http://brasil.babycenter.com/pregnancy/complicacoes/dengue/



O que é dengue?
A dengue é uma doença transmitida por mosquito, comum em regiões tropicais. Trata-se de uma infecção viral caracterizada acima de tudo pela febre. A doença vem se transformando num grande problema de saúde pública, não só no Brasil como no mundo. Quase 2 bilhões de pessoas vivem em áreas marcadas pela presença do vírus. A probabilidade de uma epidemia aumenta com a concentração urbana e a dificuldade do controle do mosquito transmissor, que usa a água empoçada e relativamente limpa para se reproduzir.

Como a dengue é transmitida?
O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, desde que o animal já tenha picado uma pessoa infectada. O mosquito costuma picar durante o dia, e próximo à área onde se reproduz (sua autonomia de vôo dificilmente ultrapassa os 100 metros). Uma vez que pique uma pessoa contaminada, o mosquito pode carregar o vírus por toda a vida -- e a vida dele dura cerca de 40

A dengue é uma doença sazonal?
O período das chuvas agrava a disseminação da dengue, por causa do acúmulo de água, que favorece a reprodução do mosquito. O calor também favorece a transmissão.

O que pode acontecer se eu pegar dengue quando grávida?
Na gravidez, o sistema imunológico fica suprimido, e isso pode agravar o efeito do vírus da dengue. A doença pode ser muito perigosa, causando complicações como hemorragia, convulsões, falência hepática e até a morte. Por isso é essencial preveni-la e tratá-la o quanto antes. Na maior parte dos casos, o bebê não é afetado se a mãe pegar dengue durante a gravidez. Mas, se for uma infecção grave, pode levar a complicações como parto prematuro e anomalias fetais. A transmissão vertical, ou seja, da mãe para o bebê, ainda está sendo estudada, mas há alguns casos documentados em que ela ocorreu, e o recém-nascido apresentou a doença.

Quais são os sintomas?
A dengue começa com febre alta repentina, dor de cabeça e em torno dos olhos e dor muscular e nas articulações. Entre outros sintomas estão tremores, diarréia, enjôo, perda de apetite, mudanças no paladar, sensibilidade ao toque, vômitos e em alguns casos placas vermelhas na pele. Os sintomas começam três dias depois da picada. Como esses sintomas são muito parecidos com os de qualquer outra infecção viral ou com os da gripe, só um exame de sangue específico pode confirmar a presença do vírus da dengue. O resultado, no entanto, não é imediato. Por isso o importante é iniciar o tratamento o mais rápido possível, mesmo sem a confirmação do diagnóstico, e especialmente em áreas onde a doença é mais comum.

Como é o tratamento?
O tratamento consiste em amenizar os sintomas, com a reidratação oral ou intravenosa, repouso e manutenção da atividade sanguínea -- o que pode exigir internação hospitalar. A doença dura até dez dias, mas a recuperação pode levar entre duas e quatro semanas.

Se eu tiver dengue, vou ficar imune pelo resto da vida?
Infelizmente não. Existem quatro vírus diferentes da dengue. A infecção causada por um tipo não imuniza para a doença causada pelos outros. Segundo dados do Ministério da Saúde, circulam no Brasil três dos quatro sorotipos do vírus. Além disso, a dengue hemorrágica, versão mais grave da doença, costuma se apresentar em pessoas que já tiveram contato com o vírus da dengue.

Fui diagnosticada com dengue. Posso continuar amamentando?
Pesquisas mostram a presença de anticorpos contra a dengue no leite materno e no colostro, o que indica que amamentar protege seu bebê do vírus, em caso de dengue.

Como evitar a dengue?
Além de combater os focos de mosquito, como poças d'água, onde eles possam se reproduzir, você pode adotar medidas de prevenção como:
• Usar roupas claras
• Usar calça comprida e blusa de manga comprida para reduzir a exposição da pele
• Tentar se manter em áreas mais frescas ou com ar condicionado, já que o mosquito não sobrevive em temperaturas baixas
• Usar repelentes e mosquiteiros para evitar ser picada

Bjim,

3 comentários:

  1. Nossa amiga...mó barra mesmo!!
    tmb morro de medo de ter dengue!! imagina então ter grávida ou com um bebê dependente de você...nossa...
    que bom que vc está melhor...
    senti sua falta
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga que difícil hein, e o médico da primeira vez disse que suas dores eram normais, que nada, já era dengue e ele nem percebeu! Mas que bom saber que está mlehorando viu? Beijocas - preciso te mandar as luvinhas que comprei

    ResponderExcluir
  3. Ro,
    que bom saber que vc já está bem..
    meu Gabriel aqui tb pegou dengue e ficou muito abatido tb.
    Uiiiiii
    Força aí....
    Mil bjks pra vc!

    ResponderExcluir